Caros compatriotas, caros amigos,

Chamo-me António Moniz e, desde fevereiro 2023, sou o novo Embaixador de Portugal em Camberra. Antes de vir para a Austrália, exerci as funções de Embaixador de Portugal em Cabo Verde, Cônsul-Geral de Portugal em Paris, Chefe de Gabinete de S. Exª o Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros e outras comissões, designadamente na Embaixada de Portugal em Berlim, na Embaixada de Portugal em Varsóvia e na Representação de Portugal junto da OSCE (Viena).

É com grande entusiasmo que abraço estas novas funções. A Austrália é um país fascinante com quem Portugal sempre partilhou um excelente relacionamento a todos os níveis. É minha intenção continuar a via da grande amizade e cooperação, havendo ainda um potencial significativo a ser desenvolvido no que respeita às matérias políticas, económicas, comerciais e culturais. Existe um número crescente de australianos que procura Portugal para passar as suas férias ou mesmo para ali trabalhar. Só posso felicitar essa decisão e reiterar o compromisso da Embaixada de Portugal para que, também na área do turismo e em matérias laborais, o nosso relacionamento venha a ser fortalecido.

Deixo ainda uma mensagem forte e sentida de cumprimentos aos membros da Comunidade Portuguesa que habitam na Austrália, alguns desde há várias décadas, outros, acabados de chegar, e transmitir-lhes que a Embaixada de Portugal em Camberra, juntamente com a nossa rede consular na Austrália, estará sempre disposta a prestar-lhes apoio e a providenciar um bom serviço. É essa a nossa aposta e o compromisso das autoridades portuguesas, que estão bem a par da relevância das nossas Comunidades e da Diáspora Portuguesa presente na Austrália, que tem dado um contributo fundamental ao desenvolvimento económico e social deste país, e que também nunca esquece Portugal.

A todos os que partilham a Língua Portuguesa, esta Embaixada, juntamente com o Camões I.P. e com a Coordenação do Ensino de Português na Austrália, está fortemente empenhada em continuar a promover o ensino do Português na Austrália e junto da nossa Comunidade, como língua falada por mais de 290 milhões de pessoas a nível mundial. A forte adesão às recentes celebrações na Austrália do Dia Mundial da Língua Portuguesa, proclamado pela UNESCO em 2019, comprovam o interesse e a paixão que a Língua Portuguesa suscita junto da nossa Diáspora, mas também junto dos cidadãos australianos e das instituições de ensino deste país.

A todos um grande abraço de cumprimentos!

António Moniz

  • Partilhe